Sobre perdão ao PT, uma resposta a altura!


Não é hora de perdoar o PT
Não precisamos de perdão mesmo. Precisamos de justiça, e isso vocês liberais não suportam. Justiça para vocês é eliminar o "inimigo". Foi e é insuportável para vocês ver e ter que admitir que o que o PT fez NINGUÉM de vocês fizeram.
 
Por um lado, a exortação é sem sentido; por outro, é por outro, é refutável e moralmente inaceitável.
Escreveram haver soado no Brasil a trombeta da “hora de perdoar o PT”. Por um lado, a exortação é sem sentido; por outro, é refutável e moralmente inaceitável.

Também acredito nisso. É inaceitável mesmo. O Aceitável é um pedido de desculpas ao PT e a sua militância por toda a perseguição que vocês fizeram, usando a lava jato (que se provou vaza a jato). Um juiz pusilânime, que tinha como escopo alcançar o STF - he foi prometido - e vocês da imprensa liberal trombeteando o tempo todo.
 
Vez ou outra levanta-se poeira no jornalismo quando algum articulista expõe uma opinião mais exótica. Isso não é mau, pois dá ensejo ao debate, que é saudável e democrático. Mau seria não haver quem se contrapusesse à extravagância de trazer para esse âmbito algo tão nobre e digno como o ato de perdoar.
Se houvesse debate democrático de verdade, vocês deveriam abrir espaço para alguém do PT responder a todos os ataques que sofremos, infundados. Essa semana o Ascânio mente deslavadamente a respeito do, ainda, "rombo da PETROBRÁS". Ora trabalhei na empresa exatamente deste período. Não houve rombo nenhum. Todo o dinheiro de propina não foi retirado do caixa da empresa e sim dos contratos das empreiteiras. Sergio Moro ajudou os EUA - e isso vocês não podem refutar, está provado - a destruir todas as empreiteiras brasileiras.
O que Pedro Parente fez, foi pegar todos os empréstimos a longo prazo e jogar no caixa como "prejuízo". Além disso " renovou TODOS os empréstimos possíveis. dando dinheiro aos banqueiros. Agora com o pretexto de "enxugar" a empresa, vendem a preço de banana todos os ativos mais valiosos.
No seu sentido profundo, o perdão é ato singular que se dá na relação de indivíduo a indivíduo e do indivíduo para com Deus. No âmbito político, é quase regra que haja fraude por parte de quem pede e por parte de quem concede perdão. Um exemplo do perdão político foi a anistia; perdão este que o PT e vários outros segmentos da esquerda não aceitaram de modo imparcial, mas instrumentalizaram para interesse de seu próprio grupo.
Não há mesmo o que perdoar. Tem é que se desculpar pela perseguição perpetrada. Covarde e sem direito de defesa.
Vejam que ironia: o ex-ministro José Dirceu (PT), condenado na Lava Jato a 42 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro —já tendo sido beneficiado pela comissão da anistia com indenização de cerca de R$60 mil— valeu-se também da contagem do tempo de anistia, de outubro de 1968 a dezembro de 1979, para obter a aposentadoria no valor de cerca de R$ 10 mil por mês, que acaba de ser aprovada.
Todo perseguido político tem direito a essa aposentadoria. Inclusive o seu queridinho FHC tem. Não seja pusilânime.
Dirceu, não faz muito tempo, ao ser questionado sobre PT e eleições, declarou em entrevista: “É uma questão de tempo pra gente tomar o poder; nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”.
Todo o partido tem como projeto almejar o poder. TODOS. Inclusive os liberais. Como não conseguiram ganhar do PT nas urnas, apoiaram um golpe que acabou colocando na cadeira de presidente um genocida, incapaz e corrupto. Isso sim, é motivo de vocês, liberais pedirem perdão ao povo brasileiro.
O PT ainda tem um projeto de poder que passa pela desmoralização da Justiça, da imprensa e de outras instituições; ainda é aliado de ditaduras e, apesar de, do mensalão ao petrolão, ter institucionalizado a corrupção, ainda glorifica seus corruptos e nega os escândalos nos quais se envolveu. Não se arrepende.
O projeto do PT ficou bem claro. É tirar o povo da miséria. Tanto é que TODOS os projetos implementados pelo partido estão aí, funcionando e são os ÚNICOS que esse governo tem. Não tente se livrar da culpa de ter colocado na cadeira de presidente quem vocês colocara. A responsabilidade é de vocês.

Se o PT mudar, deixa de ser PT, e não haverá PT para perdoarmos. Mas, se continuar a ser PT, o nosso perdão será capitulação e covardia.
Por último. Não precisamos de perdão. Precisamos, o Brasil precisa, o povo trabalhador precisa, todos nós precisamos é de JUSTIÇA! 
Paulo Morani
Julho de 2020


Catarina Rochamonte
Doutora em filosofia, autora do livro 'Um olhar liberal conservador sobre os dias atuais' e vice-presidente do Instituto Liberal do Nordeste (ILIN).