Circuito gastronômico será antecipado
A Região Serrana quer acabar com o estigma de área de risco de tragédias e implementar uma agenda positiva para fomentar o retorno dos turistas. Para isso, uma grande e criativa campanha está na ordem do dia e deverá ser lançada em rádios, na TV, em painéis eletrônicos pela orla carioca e até em quiosques montados em shoppings. Ontem, durante reunião entre o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e representantes do setor das três cidades mais atingidas pela tragédia do ano passado, ficou acertada a antecipação do lançamento do 1º Circuito Serrano Bier Gourmet. O evento envolverá 50 estabelecimentos entre restaurantes, bares, bistrôs e hotéis de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. As atrações vão de 27 de janeiro a 28 de fevereiro.
O diretor de Marketing da TurisRio, Guto Graça, prevê o lançamento oficial da campanha entre 17 e 19 de janeiro, no Palácio Guanabara. A ideia é tornar o evento oficial e inclui-lo no calendário de festividades do verão serrano. Setenta chefs foram consultados e aceitaram participar da maratona de gastronomia e bebida. Eles já criaram cardápios para os mais diferentes paladares.
Uma cerveja forte combina, por exemplo, com tira-gostos como amendoim. Já uma feita de trigo pede acompanhamento de camarões. Há uma infinidade de marcas e de qualidades de cervejas. De forma criativa, pretendemos mostrar que a Região Serrana, embora na baixa temporada, pode ser uma ótima opção de turismo pela sua temperatura amena e sua diversidade gastronômica disse Guto Graça.
O secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, também está disposto a sugerir a adoção do "seguro sol" para atrair mais turistas à Região Serrana. Trata-se de um expediente já usado em Cabo Frio e em cidades do Nordeste, segundo o qual se o tempo ruim perdurar por uma tarde inteira, por exemplo, o turista não paga a diária. Na cidade praiana, o slogan do programa é "Ou o sol brilha, ou o seu dinheiro de volta".
Uma ideia sugerida pelo secretário de Turismo de Teresópolis, Carlos Tucunduva, ganhou a simpatia de todos durante a reunião, ocorrida no gabinete do secretário estadual de Turismo. Ele propôs que webcams sejam instaladas nas principais praças das três cidades. O objetivo é que os internautas possam ver como está a situação do tempo.
Precisamos sempre falar a verdade. Queremos atrair as pessoas, mas há informações que, embora não sejam boas para o turismo, precisam ser transmitidas. É sendo verdadeiro que se conquista o turista. A mídia tem publicado informações negativas, mas é preciso entender que ela não é o farol da sociedade, e sim o espelho. A mídia reproduz o que a população está sentindo. E, no momento, sente receio, medo, embora a região não apresente qualquer motivo para isso opinou Guto Graça.
A campanha para atrair visitantes à serra deverá estar nas ruas de 29 de janeiro até 2 de fevereiro.