Dilma faz ataques indiretos a Aécio em comício em BH



(Reuters) - A poucos dias do primeiro turno da eleição, a presidente Dilma Rousseff fez ataques indiretos ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante comício em Belo Horizonte em apoio ao candidato do PT ao comando da capital mineira, Patrus Ananias.
No segundo evento público de apoio a um candidato petista -ela já havia participado de um comício de Fernando Haddad em São Paulo - Dilma rebateu, sem citar o nome do senador mineiro, as críticas feitas por ele sobre a intervenção de "estrangeiros" na disputa eleitoral na capital mineira.
Dilma lembrou que nasceu em Belo Horizonte e que não deixou a cidade "para ir à praia".
"Sou nascida e criada em Minas, e é com esse sangue mineiro que corre nas minhas veias que fui eleita e governo o Brasil. Se em algum momento saí de Minas é porque tive que sair para lutar contra a ditadura militar", disse a presidente.
"Não saí para passear, para ir à praia, mas para lutar por um país melhor."
Aécio é apontado como principal nome da oposição para enfrentar Dilma, numa eventual tentativa de reeleição da presidente em 2014.
A presidente elogiou Patrus, que foi ministro do Desenvolvimento Social durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrando especialmente o programa Bolsa Família.
Segundo pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, Márcio Lacerda (PSB), candidato apoiado por Aécio, lidera a corrida eleitoral em Belo Horizonte, mas sua vantagem sobre Patrus caiu de 17 pontos percentuais para 9 pontos percentuais.
Dilma foi uma das articuladoras da candidatura de Patrus na capital mineira, após o rompimento da aliança que o PT tinha com o PSB na cidade. Atual prefeito que agora busca a reeleição, Lacerda elegeu-se em 2008 com apoio tanto do PT quanto do PSDB.