A batalha de informação também aconteceu nos principais canais de televisão e rádios privadas venezuelanas
Basta caminhar pelas ruas de Caracas para perceber uma batalha visual
entre os candidatos à Presidência da Venezuela Hugo Chávez e Henrique
Capriles. Se nas localidades mais humildes a presença da figura do atual
líder venezuelano é mais evidente nos cartazes, em outras, mais
abastadas, é o rosto do ex-governador de Miranda que predomina.
Leia mais: Capriles gastou quase três vezes mais que Chávez em campanha na TV e jornais
No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Análise e Estudos Estratégicos Aluvión, que colheu dados entre os principais jornais venezuelanos, a disputa eleitoral não se restringiu às ruas, mas se espalhou entre os maiores meios de comunicação privados do país, de forma ampla e desequilibrada. Oitenta por cento do espectro televisivo aberto é explorado, segundo dados do Ministério da Comunicação, por empresas privadas.
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No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Análise e Estudos Estratégicos Aluvión, que colheu dados entre os principais jornais venezuelanos, a disputa eleitoral não se restringiu às ruas, mas se espalhou entre os maiores meios de comunicação privados do país, de forma ampla e desequilibrada. Oitenta por cento do espectro televisivo aberto é explorado, segundo dados do Ministério da Comunicação, por empresas privadas.
Propaganda de Capriles em Caracas. Meios de comunicação privados privilegiaram o candidato em sua cobertura |
Conforme apurou o centro venezuelano, entre os dias 22 de setembro e 29
de setembro de 2012, considerando o horário nobre (das 17h às 22h), as
peças publicitárias de Chávez foram ao ar por um total de 510 segundos,
enquanto as de Capriles foram exibidas por 3.688 segundos.
Ou seja, a propaganda do presidente ocupou apenas 12% do tempo nos meios privados, e a do candidato da oposição, 88%. Levando em conta a quantidade de peças, Chávez teve 17 transmitidas (18%) e Capriles 76 (82%).
Ou seja, a propaganda do presidente ocupou apenas 12% do tempo nos meios privados, e a do candidato da oposição, 88%. Levando em conta a quantidade de peças, Chávez teve 17 transmitidas (18%) e Capriles 76 (82%).