Sobre a morte do comandante do DOI CODI!

Coronel teria dito a vizinhos que iria "mandar balas nos ladrões" se fosse assaltado

Julio Miguel Molinas Dias, 78 anos, foi morto na noite de quinta-feira quando chegava em casa

Coronel teria dito a vizinhos que iria "mandar balas nos ladrões" se fosse assaltado Jean Schwarz/Agencia RBS
Militar reformado teria reagido a ação dos bandidos e cerca de 15 tiros foram disparados Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS
José Luís Costa
Em tempos de mobilização nacional em busca da verdade durante o longo período da ditadura no Brasil (1964-1985), a Polícia Civil gaúcha está diante de um crime que relembra um dos episódios mais sombrios do regime militar. O desafio dos investigadores é esclarecer a morte do coronel reformado do Exército Julio Miguel Molinas Dias, 78 anos, personagem que entrou para história dos anos de chumbo como chefe dos militares responsáveis pelo atentado ao Riocentro, três décadas atrás, no Rio de Janeiro.
O coronel foi assassinado quando chegava em casa às 21h de quinta-feira, na Rua Professor Ulisses Cabral, bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre, por razões ainda tão misteriosas como as atividades dele à frente do Destacamento de Operações de Informações — Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), na capital fluminense.
Viúvo, morando sozinho em um confortável sobrado na Rua Professor Ulisses Cabral, Molinas Dias foi alvejado a tiros ao retornar de uma visita a uma das filhas em um bairro vizinho. Investigações iniciais da Polícia Civil indicam que o militar, armado com uma pistola, reagiu à investida criminosa.
Mas os investigadores tentam descobrir por que um dos assassinos estava no banco do carona do C4 do militar e por qual razão foram disparados tantos tiros, cerca de 15 — três deles acertaram o coronel no tórax, no braço esquerdo e no rosto, o tiro fatal. Nada teria sido levado a não ser uma pistola que o militar portava. Uma bolsa de couro — com celular, óculos, relógios, carteira e R$ 231 — ficou dentro do veículo da vítima.
Teria sido o coronel vítima de:
1) Uma armadilha de quem desejava se vingar dele?
2) Um roubo de carro malsucedido?
3) Uma tentativa de assalto à residência do militar?
— Não se descarta nenhuma dessas hipóteses — afirma o delegado Luís Fernando Martins Oliveira, da 14ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre, responsável pelo caso.
Pelo menos em duas oportunidades, o coronel reformado do Exército comentou com a vizinhança que andava sempre armado para defesa pessoal — tinha pelos menos duas pistolas, um revólver e uma arma longa. Ao saber de uma tentativa de roubo de carro nas imediações, garantiu que, com ele, isso não aconteceria, pois iria "mandar balas nos ladrões".
Mas o cotidiano do militar indicava que ele não tinha inimigos. Vivendo as últimas duas décadas em Porto Alegre, o coronel fez apenas uma visita a uma delegacia da Polícia Civil, em junho, para o registro de uma ocorrência do recebimento de uma multa indevida — um carro com as mesmas placas do dele foi multado em Camaquã, cidade onde o militar nunca esteve.
Embora fosse homem de poucas palavras, Molinas Dias era querido pelos vizinhos com os quais conversava, quando caminhava até a praça em frente à casa dele ou ao se exercitar em uma academia.
— Ainda ontem (quinta-feira) pela manhã abanou para mim quando ia para a ginástica — lamentou, chorando, uma moradora do bairro Chácara das Pedras.
O coronel foi sepultado na tarde desta sexta-feira no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Na busca de pistas dos criminosos, a polícia conta com a ajuda da população. Informações podem ser repassadas pelo telefone de plantão da 14ª DP — (51) 3340.2299 — a qualquer hora do dia.
O Caso do Riocentro
- O atentado ao Riocentro ocorreu por volta das 21h de 30 de abril de 1981, durante show comemorativo ao Dia do Trabalhador. Um explosivo acabou detonando dentro de um Puma, onde estavam o sargento Guilherme do Rosário, que morreu, e o capitão Wilson Machado, que sobreviveu com graves ferimentos.
- Militares de extrema direita, descontentes com a abertura política iniciada pelo general João Figueiredo (1979-1985), cometeram o malogrado atentado no Riocentro. Queriam culpar grupos de esquerda, para causar um retrocesso no regime. No entanto, houve uma trapalhada, a bomba explodiu no colo do sargento Rosário.

- Ataques terroristas se multiplicavam pelo país, com bombas destruindo bancas de revistas e sedes de jornais de esquerda, os chamados "nanicos".
- Em agosto de 1980, uma carta bomba atingiu a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio, Lyda Monteiro da Silva, que teve o braço decepado e morreu no hospital. No mesmo dia, uma bomba foi detonada na Câmara de Vereadores do Rio, ferindo seis pessoas.