33 anos do maior partido de esquerda do Mundo!



Tarde de um domingo qualquer. Apartamento de Cida e Paulo, em Padre Miguel. No meio de uma conversa, Paulo me convida para uma “reunião partidária” que vai acontecer na quarta-feira”. Estavam fundando um “Partido de Trabalhadores”. Eu perguntei que iria. “Eu, (Paulo é sociólogo) O fulano, o beltrano (não me lembro os nomes) e desfiou uns cinco ou seis nomes. Todos intelectuais. Dai eu perguntei “mas um partido de trabalhadores e só tem intelectual?” Cida, rindo muito, disse; “não te falei que ele ia reclamar”. Eu prontamente, do alto de uma empáfia e um total preconceito emendei “pelo visto vou ser o único trabalhador do grupo”. Rimos todos e o papo ficou por ali.
Não entrei no PT em 1980. Talvez falta de consciência, e um pouco de falta de habilidade no convite. Somente fui tomar consciência em 1981.

Pedro Gonçalves é um homem de luta. Preso no período da ditadura, torturado, ao sair da cadeia fez como Mandela; foi a luta para transformar o mundo. Conheci Pedro através de Nilton e Terezinha, que iniciavam um trabalho novo em Nova Iguaçu, de formação. Me desafiaram a participar e a conhecer Pedro. Mais tarde nos unimos, a Deise. Numa “Semana de formação para o Trabalho” conheci Pedro, que “fez minha cabeça” falando da importância que tinha um Partido de Trabalhadores, onde o sindicalista sairia do domínio dos politicos tradicionais, em quem os trabalhadores depositavam confiança, e mais tarde eram traidos (vide o que fez LULA com FHC). Estava na hora dos trabalhadores “escreverem sua própria história”.

Foi assim que  meus olhos se abriram. Logo me filiei. Em função das muitas dificuldades de organização do partido essa filiação, nunca constou e somente a quatro anos atrás é que recebi a carteirinha. Mas tenho um registro do TRE de quando fui trocar de endereço, que me dá a filiação “oficial” em 1986.

Já em 1982 estava na campanha para Prefeitura “até o pescoço”. De lá para cá tenho o orgulho de dizer que só votei no PT até hoje, desde sua fundação.

Afirmo que a politica nesse pais se escreve “antes do PT e depois do PT”. Mudamos tudo na forma de fazer politica. Hoje, qualquer um pode se candidatar. E se o nível não é o ideal, seria muito pior se não fosse a fundação do partido que, ainda é o que mais tem credibilidade junto ao povo. Erramos muito. Saimos um pouco de nossa rota inicial. Mas ainda somos o que menos nos envolvemos em corrupção nesse pais. Somo um partido dinâmico, com estruturas internas democráticas. Não há pedido de ficha ideológica para se filiar, mas não é qualquer um que tem coragem de entrar.

LULA transformou-se numa referência para o mundo inteiro. Mudamos a forma de governar. Trouxemos a discussão politica para a mesa de  refeição de milhares de brasileiros. Hoje um trabalhador, com coragem e determinação, pode se filiar a qualquer partido. Se não acabamos com a casta politica conservadora e que “adora uma mamata” pelo menos trouxemos luz ao procedimento politico que hoje é exigido de qualque um.

Somo a vanguarada de mudanças nesse pais. Nesses 33 anos invertemos o fluxo de riqueza que era privilégio de alguns. Acabamos com o medo que a grande imprensa criou nas pessoas de que íamos “comunizar” o Brasil. Eles hoje são obrigado a inventar fatos e mentirem a nosso respeito no intuito de desmoralizar a nossa proposta. Na luta contra os barões e ricos desse país que somente enxergavam o probe na hora das eleições, O PT venceu! 

Hoje “trabalhador vota em trabalhador” ou em quem o trabalhador aponta como o melhor. Essa é a maior virtude desse partido. 33 anos de dores, lágrimas, sofrimentos, mas de muitas alegrias. Nós vencemos. E jamais deixaremos o campo da luta politica. Quem quiser mostrar algo ao povo, tem que ser melhor que o PT. É a referência politica desse e de muitos séculos que virão!
Viva o trabalhador brasileiro.
Salve LULA!
Salve Florestan!
Salve Carlito Maia!
Salve Lélia Abhramo!
Salve Luis Estevam!
Salve Santos Dias!
Salve todos os que deram a vida pelos trabalhadores