Uma morte mais do que anunciada!


Kevin, o menino atingido pelo sinalizador!
Um assunto difícil de tocar, mas necessário.
Tenho 59 anos. A primeira vez que fui assistir a um jogo do Mengão, eu tinha 7 anos. Meu pai me levou. No meio do 2º tempo, o Mengo perdia de 4x1 e pedi meu pai para ir embora. Ele entendeu e saímos. O Mengo fez mais dois gols, perdeu o jogo.

Nunca mais deixei de ir ao estádio. Sou do tempo em que as torcidas se misturavam na arquibancada na direção do meio do campo. Era a “zona mista”. Nada de brigas. Apenas um gozando o outro, mesmo num Flamengo e Vasco ou Fla x Flu.

Aos poucos isso foi se complicando e as torcidas se separando. A hegemonia no futebol carioca fica entre Fla x Flu. Tanto Vasco como Botafogo ficam longo tempo sem ganhar o Carioca. Talvez por isso, as brigas, e gozações.

Com a ditadura, e a miséria se espalhando, a violência geral alcançou os campos de futebol e até fora dele.

Na Europa assistimos babando os jogos com campos sem fosso ou grades, e torcidas misturadas. Sem brigas sérias. Umas rusgas aqui e ali que os próprios torcedores resolvem, pelo respeito ao acordo feito de se comportarem em campo, e pela sábia forma de repressão usada na Inglaterra e copiada pelo resto da Europa.

Filmava-se os baderneiros e, em dias de jogos eles têm que se apresentar em uma delegacia mais perto de sua casa. Pronto. Ninguém mais foi a estádios para brigar.

O ocorrido na Bolivia retrata oque acontece, hoje, em muitos estádios brasileiros e até fora deles. Uma pessoa com a camisa de um time que não o meu “é inimigo mortal”. Aqui no Rio, em São Paulo, algumas pessoas já foram assassinadas. Infelizmente torcedores  do Corinthians estão quase sempre envolvidos, em qualquer lugar do Brasil.

Ir para um estádio de futebol “armado” (esse sinalizador equivale a uma arma) é uma total subversão do que significa torcer para seu time. Assassinar alguém, mesmo que sem intenção, é crime. E como tal deve ser punido.

Estamos as vésperas de uma copa e de uma Olimpíada. Está na hora de levarmos para os estádios todo o desenvolvimento alcançado pelo Brasil nos últimos anos para dentro dos estádios. E infelizmente, punir exemplarmante esse acontecimento.

Houve uma morte estúpida em um campo de futebol. Não podemos compactuar com isso!