Graça Foster Presidenta da PETROBRÁS |
Presidente da Petrobras e diretores divulgaram, nesta
quarta-feira (26/02), os planos para imprensa, investidores e público
interno (veja apresentação no fim do texto)
Plano Estratégico Petrobras 2030 (PE 2030)
O contexto do ambiente de negócios atual, do Plano Estratégico
Petrobras 2030, difere daquele de 2007, quando foi elaborado o Plano
anterior, com destaque para as repercussões da crise econômica mundial
de 2008; o fenômeno do shale gas e tight oil nos Estados Unidos que vem
mudando a geopolítica da energia no Mundo e as mudanças do marco
regulatório brasileiro com a criação dos regimes de Cessão Onerosa e
Partilha. Neste contexto mundial e brasileiro, a Petrobras fez as suas
Grandes Escolhas que orientam o Plano Estratégico Petrobras 2030.
As Grandes Escolhas e as Estratégias dos Negócios da companhia
representam os caminhos para o alcance da Visão 2030. Neste sentido, o
Plano Estratégico Petrobras 2030 tem como premissa fundamental o
crescimento da produção de petróleo da Petrobras até 2020 e sua
sustentação no período 2020-2030, com potencial de produzir em média 4,0
milhões de barris de óleo por dia (bpd). Na fundamentação desta meta de
produção, foram considerados diferentes ritmos de leilões a serem
promovidos pelo Governo, onde estimamos, com os dados hoje disponíveis,
que a produção de óleo no Brasil (Petrobras + Terceiros + Governo)
alcançará a média de 5,2 milhões de bpd no período 2020-2030.
A partir do crescimento da produção de óleo foram definidas as
estratégias dos segmentos de negócios da Empresa, com destaque para a
atuação integrada da produção de petróleo e gás natural com a expansão
da capacidade de refino para 3,9 milhões de bpd em 2030 e com o
crescimento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro.
Mantendo seu posicionamento de ser uma Empresa Integrada de Energia, o
Plano Estratégico Petrobras 2030 define as Grandes Escolhas de suas
Áreas de Negócio como sendo:
· Exploração e Produção: Produzir em média 4,0 milhões de bpd no
período 2020-2030, sob titularidade da Petrobras no Brasil e no
exterior, adquirindo direitos de exploração de áreas que viabilizem este
objetivo;
· Refino, Transporte, Comercialização e Petroquímica: Suprir o mercado brasileiro de derivados, alcançando uma capacidade de refino de 3,9 milhões de bpd, em sintonia com o comportamento do mercado doméstico;
· Refino, Transporte, Comercialização e Petroquímica: Suprir o mercado brasileiro de derivados, alcançando uma capacidade de refino de 3,9 milhões de bpd, em sintonia com o comportamento do mercado doméstico;
· Distribuição: Manter a liderança no mercado doméstico de
combustíveis, ampliando a agregação de valor e a preferência pela marca
Petrobras;
· Gás, Energia e Gás-Química: Agregar valor aos negócios da cadeia de gás natural, garantindo a monetização do gás do Pré-sal e das bacias interiores do Brasil;
· Biocombustíveis: Manter o crescimento em biocombustíveis, etanol e biodiesel, em linha com o mercado doméstico de gasolina e diesel; e
· Internacional: Atuar em E&P, com ênfase na exploração de óleo e gás na América Latina, África e EUA.
· Gás, Energia e Gás-Química: Agregar valor aos negócios da cadeia de gás natural, garantindo a monetização do gás do Pré-sal e das bacias interiores do Brasil;
· Biocombustíveis: Manter o crescimento em biocombustíveis, etanol e biodiesel, em linha com o mercado doméstico de gasolina e diesel; e
· Internacional: Atuar em E&P, com ênfase na exploração de óleo e gás na América Latina, África e EUA.
A Visão 2030 da Petrobras é: “Ser uma das cinco maiores empresas
integradas de energia do mundo(*) e a preferida dos seus públicos de
interesse”.
(*) Métrica: uma das cinco maiores produtoras de petróleo, dentre todas as empresas, com ou sem ações em bolsa.
O Plano Estratégico Petrobras 2030 reafirma a Missão da Petrobras:
“Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável,
com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados
às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do
Brasil e dos países onde atua.”
O Plano Estratégico estabelece também os Direcionadores Corporativos,
que orientam todas as atividades e negócios da Petrobras:
Rentabilidade, Responsabilidade Social e Ambiental e Crescimento
Integrado.
Por fim, o Plano Estratégico Petrobras 2030 apresenta Desafios para
as Funções Corporativas da companhia, visando dar suporte ao seu
crescimento no longo prazo:
· Recursos Humanos (RH): Ter modelo de gestão de pessoas inovador e flexível, tendo como base a valorização dos empregados e que contribua para a sustentabilidade da Petrobras;
· Responsabilidade Social (RS): Assegurar o alinhamento e a integração da responsabilidade social nos processos decisórios e na gestão do negócio;
· Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde (SMES): Consolidar as questões de SMES como princípio das operações da companhia e compromisso permanente da força de trabalho; e
· Tecnologia: Manter o sistema tecnológico reconhecido por disponibilizar tecnologias que contribuam para o crescimento sustentável da companhia.
Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 (PNG 2014-2018)
Alinhado ao PE 2030 e com foco no curto e médio prazo, o Conselho de
Administração (CA) também aprovou o Plano de Negócios e Gestão 2014-2018
que totaliza investimentos Petrobras de US$ 220,6 bilhões.