Que legado é esse que a Copa das Copas vai deixar!


Acabei de ver um jogo que decidia que time iria para a 1ª divisão inglesa. Estádio de Wembley com mais de 85 mil pagantes e quase 90 presentes. Um estádio que foi implodido e reconstruído. Grama perfeita, público TODO sentado em cadeiras marcadas.
O que tem isso com o título desse artigo?

O grande legado que a Copa das Copas irá proporcionar a todos nós é um salto de qualidade nos nossos estádios e na nossa maneira de torcer. A Liga Inglesa (Premiére Ligue) é um exemplo e seus torcedores também. Nem sempre foi assim. Foi preciso que houvesse uma catástrofe para que se acabassem com alambrados e se fizesse uma campanha de educação do povo. Modéstia a parte, aqui no Brasil nem precisou de campanha. Os próprios torcedores tomam conta de quem não respeita, como vimos recentemente na TV, em Brasília e na Fonte Nova.

Campos maravilhosos. Visão total de jogo, (eu fui ao Maracanã várias vezes, inclusive na reinauguração, no jogo Brasil e Inglaterra com lugar marcado). É claro que temos problemas ainda na mobilidade aos estádios e com torcedores que ainda precisam se educar. Mas vamos ter estádios bem equipados, do famoso termo vira-latas "de primeiro mundo". 
Precisamos agora que algumas coisas aconteçam:
- criação de uma LIGA BRASILEIRA DE FUTEBOL. A CBF ficaria com a organização da seleção.
- dirigentes que, obrigatoriamente deveriam ter PRATICADO ALGUM ESPORTE um dia. Ou seja, ex-jogadores como Leonardo, Falcão, Junior, Bernardinho, Zé Roberto, Oscar, etc. Temos alguns trabalhando fora do Brasil.
- clubes, também dirigidos por que tem história de participação em alguma modalidade. Eleitos por maioria de votos e com a participação dos sócios. Como hoje é o Bahia. (só por exemplo, o Flamengo tem 40 milhões de torcedores e 3 mil sócios votantes - uma vergonha)

Com essas pequenas mudanças, começaríamos a mudar a cara do do nosso futebol, do campo pra fora, pois do campo para dentro temos, ainda, os melhores jogadores do mundo. E isso está provado. Hoje temos jogadores nossos nos quatro cantos do mundo.

Com os nossos novos estádios, a Liga e o fortalecimento dos clubes, poderemos formar 4 ou 5 divisões com cerca de 30 clubes cada uma e a 1ª com 20. Teremos jogos o ano inteiro. Programados, poderemos vender antecipadamente ingressos e arrecadar mais e mais das TVs. Agora teremos a BASE a INFRAESTRUTURA BÁSICA a regra 1 funcionando, ou seja, campos de futebol decentes e organizados, com gramado nivelado, etc. Ai poderemos segurar nossos jogadores e, quem sabe, importar alguns. O Brasil é um país que SÓ VAI CRESCER, e isso já atrai até técnicos de outros países. Logo atrairá os melhores jogadores.

Precisamos aproveitar o momento da Copa das Copas para isso. Reconstruir o nosso futebol. Sair do domínio dos meios de comunicação a quem só interessa que fiquemos em casa para vermos TV e escutarmos rádio. Vamos investir para que o povo vá aos estádios. Os meios de comunicação terão que se adaptar a essa realidade. Temos estádios de futebol lindos e organizados. Vamos, em 3 ou 4 anos, ter clubes organizados. Para isso temos que, imediatamente, criar a LIGA BRASILEIRA DE FUTEBOL. Comandada pleo CLUBES DE FUTEBOL, E SUAS TORCIDAS. Não por cartolas despreparados e que só querem usar o esporte para aparecer ou enriquecer.

A hora é essa.
Aproveitar a Copa das Copas.

Isso mexerá como nossos brios e vamos sim:
- construir estradas no mesmo nível
- hospitais
- escolas
- bairros
- residências
- cidades

Ao invés de quebrarmos para protestar, vamos nos unir e escolher os melhores políticos que conhecemos. Só através de bons políticos e de vigiá-los o tempo todo, construiremos o pais que queremos. Protestar vandalizando, só interessa a quem quer o pior melhor.
Eu não quero.
Tenho certeza que você também não quer!

Paulo Morani