O PIG não para de atacar a PETROBRÁS!

SBM: resposta ao jornal O Estado de S. Paulo

18.Jul.2014





































 
Leia a resposta que enviamos ao jornal O Estado de S. Paulo e à Agência Estado a respeito de reunião 
com executivos da SBM:

Resposta: Na reunião do dia 27 de fevereiro de 2013, da Presidente Graça Foster e Diretor Formigli com o Sr. Bruno Chabas, CEO da SBM, o Sr. Philippe Levy, Diretor da SBM no Brasil, o Sr. Sietze Hepkema, Diretor de Governança e Compliance da SBM, e o Sr. Oliver Kassam, Diretor Comercial da SBM, a SBM não informou sobre qualquer investigação conduzida pela SBM.
O assunto tratado naquela reunião foi exclusivamente o da pauta previamente definida: “Comprometimento pessoal do CEO da SBM com a entrega dos FPSO Paraty e Ilha Bela”.

Durante reuniões realizadas em 08 de junho de 2012 e em 26 de fevereiro de 2013, com o Diretor Formigli, sem a presença da Presidente Graça Foster, o Diretor Formigli foi informado superficialmente pela SBM, em uma discussão genérica, que a SBM estava conduzindo uma investigação relacionada a corrupção em suas atividades no mundo, particularmente na África. Respondendo a uma pergunta direta do Sr. Formigli, foi informado que não havia nenhuma investigação conduzida pela SBM relativa ao Brasil, nem qualquer envolvimento de empregados da Petrobras em tal investigação.
 
Pergunta: Em entrevista à comissão de apuração interna nomeada pela Petrobrás para apurar denúncias de pagamento de propina por representante da SBM a funcionários da Petrobrás, o executivo da SBM Sietze Hepkema disse que a presidente da estatal, Graça Foster, foi informada de investigação aberta pela empresa para apurar as denúncias cerca de um ano antes  de o caso ser investigado pela Petrobrás (no início de 2013, portanto). 
 
Registros de entrada no prédio da Petrobrás, no Rio, mostram que Sietze Hepkema se reuniu com a presidente Graça Foster em 27/02/2013, às 11h36, data que coincide com a declaração do executivo no depoimento. Um dia antes, às 8h35, o executivo esteve com o diretor José Formigli. Gostaria de resposta aos seguintes questionamentos:

O que a presidente e Formigli discutiram com Hepkema nessas duas ocasiões?
Hepkema informou Graça das irregularidades sob investigação pela empresa na ocasião?

Obs: A matéria foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo (versão online) nesta sexta-feira (18/07).