Sobre moral, bons costumes, corrupção, e HIPOCRISIA, no Brasil!

Precisei ir a Copacabana, pela manhã. Na volta, como estava mais perto, voltei por Ipanema andando. 

Ao entrar em uma rua, parei para falar ao celular. 

Daí em diante passou sob meu olhos um inusitado acontecimento. Um senhor, passou por mim,e dirigia-se a uma fila...de repente voltou e pude ouvir:
- Caramba,  deixa o guarda sair dali.

Ele se referia ao um PM, que estava parado num dessas barraquinha, de esquina, do Rio, que faz chaves. 

Mesmo no celular, me chamou a atenção. 

Ué, pensei, por que o guarda o inibiria de algo. 

Olhei em volta para ver se o seu carro estava estacionado. 

Como havia um caminhão descarregando para um supermercado na esquina, pensei: ele deve ser o motorista. 

Mas, não tinha pinta. Bem vestido daquele jeito, nada tinha a ver com o caminhão.  

Ele voltou e ficou ao meu lado.

Ato contínuo, o PM se despediu do chaveiro, e passou por nós. Aí ele seguiu e entrou numa fila. 

Três pessoas à sua frente, a fila era na direção de uma moça, que sentada numa dessas cadeiras escolares, para destro, ESCREVIA JOGO DO BICHO.

Isso mesmo, JOGO DO BICHO. 

O senhor em questão demonstrou certo receio, pois o policial estava ali, ao lado, no chaveiro. Eu disse AO LADO. 

Assim é o Rio de Janeiro. O Brasil.

O jogo do bicho que é uma "contravenção penal" sujeita o escrevente e o jogador a ser autuado e conduzido a uma delegacia, para ser fechado com prática da contravenção.

Vale dizer que hoje essas bancas usam até o cartão de crédito.

Essa tolerância com uma contravenção, por parte da policia, me faz perguntar:

E aí? 

O jogo é ilegal, como a maconha e a cocaína. 

Ninguém vai preso? 

É possível então, eu montar uma banca de jogo de bicho e ganhar dinheiro?

Sabemos que não.

Como sabemos que esse tipo de jogo é administrado por pessoas "idôneas" que financiam....muitas coisas, dentre elas as Escola de Samba.

No entanto, em Copacabana a repressão ao camelôs é diária.

É preciso repensar esses conceitos de honestidade e corrupção.

Seriamente.

Sair dessa HIPOCRISIA!

Paulo Morani
02/07/2015