O RETORNO DO PONHA-SE NO SEU LUGAR!


O porque de tanto ódio à esquerda!


A busca do motivo desse ódio tem me levado a pesquisas sem fim. Confesso que não tem sido fácil encontrar a motivação para esse sentimento. Entendo, inclusive, que esse sentimento se voltou contra os trabalhadores e contra, principalmente, os mais pobres.

Nessa procura me deparo com um livro que entendi que podia me ajudar. O principio de Noé, é o nome do livro de Michel Lacroix, 1997.  Nele descubro uma palavra que é o ponto de partida para essa análise que estou fazendo agora, que me parece é um caminho para essa compreensão.


Vamos lá.


Promovido pelos governos de LULA e DILMA e por vários governos estaduais de esquerda, as pessoas de classe mais pobre e classe média baixa, obtiveram acesso a bens e serviços que antes eram acessados apenas pelos mais abastados. Passagens aérea, alguns acepipes, acesso a escolarização, indo de alfabetização até ao acesso à universidade.

No quesito moradia, então, foi mais contundente. Ao promover o "Minha Casa Minha Vida" (essa expressão era brilho nos olhos das pessoas) fez com que essas classes menos abastadas conseguissem que o sonho da casa própria deixasse de ser um sonho. Além de tudo isso, os vários projetos permitiam às pessoas alcançar acesso a coisas que antes eram impensáveis.


Empréstimo consignado a juros baixos, poder de compra aumentado a ponto de comprar carro, acesso a luz elétrica em rincões onde antes nada chegava, o projeto das cisternas para o nordeste mais sofrido, culminando com a Transposição do Rio São Francisco, obra desejada a séculos e finalmente realizada. Não pretendo citar aqui todos os benefícios, pois são conhecidos, principalmente pelos opositores que odiaram tudo isso. E aí passo aqui a relatar o porquê desse ódio.

Tudo isso provocou a “ISOTIMIA”.  A isotimia na morte é completa, ninguém pode se sentir superior ao outro. (do dicionário). Ou seja, promoveu uma sensação de igualdade que somente era encontrada pelos mais pobres na morte. Ah, na morte todos somos iguais, dizemos todos, o tempo todo. 

Não, isso passou a ser sentido na vida, no dia-a-dia dos brasileiros. Todos se lembram da expressão de uma pessoa: “aeroporto virou rodoviária”. A Danuza Leão foi clara quanto a isso; “não tem mais graça ir a Paris, chego lá e encontro a empregada”.

Isso despertou nas classes mais altas o ódio enrustido, e numa classe média raivosa, que não consegue mais se identificar com a classes menores, e sonha ser da elite. A empregada usa, hoje ainda, o mesmo perfume de sua patroa. 


Esse ódio tem nome. MEGALOTIMIA. Vejamos o que dizem os dicionários: As pessoas têm mania de grandeza e isso as leva a todos tipos de comportamento exagerado. Elas se sentem superiores aos outros, mentem sobre sua própria realidade e manipulam aqueles que se encontram ao seu redor. Este tipo de comportamento é um transtorno de personalidade conhecido como megalomania. O termo vem do grego, mais particularmente do prefixo mega, que significa grande; e de mania que equivale à loucura. Em resumo, a megalomania é uma condição psicopatológica caracterizada por fantasias delirantes e autoestima desproporcional. 


Foi isso que o PT e os governos de esquerda despertaram nas elites e naqueles que se achavam da elite. Esse ódio é patológico. Imaginem esses “pobres” serem iguais a nós. O pior disso tudo é que grande parte de classes inferiores também foram atingidas por essa “doença”. Grande parte por não conseguirem alcançar todas as benesses. Eles também se sentiram “inferiorizados”, ou na verdade, IGUALADOS. Daí muitas categorias de trabalhadores ao perceberem os IGUAIS a eles não suportaram. Seria o “ponha-se no seu lugar” que tantos conhecemos.


Essa sensação de igualdade total, alcançada pelo menos abastados, fez com que aflorassem todos os ódios enrustidos durante todos esses anos. Ao invés de celebrarmos que “somos todos iguais e todos podemos ter acesso a tudo”, entramos no processo da MEGALOTIMIA, que é patológico. Pode parecer simplório, mas essa explicação me contempla para entender tudo o que está acontecendo.


A alegria de pessoas ao constatar a perda de direitos. A votação expressiva de pessoas que faziam apologia a essa “diferença” (pobre é pobre, rico é rico – não podem ser iguais nunca). Estamos vendo a destruição de tudo o que foi construído. Uma pessoa que obteve da maioria de quem votou nele, o respaldo para destruir mesmo todas essas IGUALDADES. Ou seja, ressaltar a MEGALOTIMIA, a cada dia, é o objetivo.


Com a estratégia de dizer que tudo foi feito, roubando, hoje eles destroem tudo o que se conquistou, roubando e corrompendo de forma até mais agressiva. Mas como é patológico, as pessoas ainda não se deram conta, pois elas estão atingidas por esse ódio que foi desenvolvido anos e anos por quem nunca aceitou essa igualdade.


A classe dominante reagiu a essa igualdade batendo forte e usando de todas as estratégias para convencer que essa igualdade era irreal. Que essas pessoas mais pobres deviam se contentar em ser o que são. Que ascensão social era balela. Filho da empregada não pode estudar na mesma universidade de filho do patrão. E, pior, filho de empregada não pode tirar a vaga do filho do patrão. 


Esse ódio de classes foi canalizado e usado para conquistar a população de mais baixa renda, que no fundo, não se sentia tão igual assim. Enfim, todo esse ódio foi canalizado por uma classe política, que também não aceitava essa igualdade. Estão promovendo a destruição de tudo o que foi feito de bom. Apenas no Nordeste ainda se cultiva a ISOTIMIA, mas mesmo lá, ainda há uma forte manifestação da patologia MEGALOTIMIA. 


Precisamos encarar essa situação como uma doença e que tem como representante no poder, um ser totalmente despreparado e DOENTE. Um MEGALOTIMIO declarado. Portanto olhar essa patologia seriamente e começar a tratá-la assim nos levará a conversar com as pessoas de um modo diferente. É claro que precisamos difundir isso para que se tome consciência de que é uma patologia.

O mais perigoso disso tudo é que essa patologia é uma ameaça, concreta, a DEMOCRACIA. 

Vejam com age o mandatário eleito. O tempo todo agredindo as pessoas e agredindo a democracia. A democracia nasce exatamente a partir da ISOTIMIA, onde todos são iguais perante a TUDO. A destruição disso é o que vem sendo construído já há algum tempo, sem que pudéssemos perceber.  Então o que vemos hoje é a volta do “ponha-se seu lugar”. 


Paulo Morani

23/08/2019