“Pelo amor de Deus, Cidão. O presidente será preso”: leia as conversas golpistas entre Mauro Cid e coronel

Publicado por

Caique Lima

Brasil 247

 

O coronel Jean Lawand Júnior foi descoberto pela Polícia Federal trocando mensagens golpistas e planejando uma intervenção militar com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Então subchefe do Estado Maior do Exército, ele teve sua nomeação para cargo diplomático nos Estados Unidos suspensa após a revelação das mensagens.

Ele manteve contato com Cid após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022 e insistiu para que o então presidente fosse convencido a “dar a ordem” para uma intervenção militar. O coronel chegou a pedir que ele, “pelo amor de Deus”, convencesse o mandatário a “salvar esse país”.

Veja os diálogos:

Conversa entre Lawand e Cid no dia 1° de dezembro:

— Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele, cara. Se os caras não cumprirem, o problema é deles. Acaba o Exército Brasileiro se esses cara não cumprirem a ordem do… do comandante supremo. Como é que eu vou aceitar uma ordem de um general, que não recebeu, que não aceitou a ordem do comandante. Pelo amor de Deus, Cidão. Pelo amor de Deus, faz alguma coisa, cara. Convence ele a fazer. Ele não pode recuar agora. Ele não tem nada a perder. Ele vai ser preso. O Presidente vai ser preso. E pior, na Papuda, cara. Na Papuda, porque até isso aquele filho da puta quer tirar dos caras. O direito de ser preso é.. prisão especial com curso superior. Vai tirar, Cid. Temos que pensar, cara. Não podemos ser agora racional, não. E… emotivo. Tem que ser racional, cara, pelo amor de Deus — falou o subchefe do Estado Maior do Exército.

— Mas o Pr não pode dar uma ordem se ele não confia no ACE”, disse o tenente-coronel Cid, se referindo ao Alto-Comando do Exército.

— Então ferrou. Vai ter que ser pelo povo mesmo — rebateu Lawand

Mensagem enviada por Lawand a Cid no da 2 de dezembro:

— Meu amigo, na saída do QG encontrei bom o Rosty. Foi uma conversa longa, mas para resumir, se o EB receber a ordem, cumpre prontamente. De modo próprio o EB nada vai fazer porque será visto como golpe. Então está nas mãos do PR — falou o coronel, se referindo ao Exército Brasileiro como EB e ao presidente por PR.

Mensagens do dia 12 de dezembro:

Lawand:

— Cid, pelo amor de Deus, o homem tem que dar a ordem. Se a cúpula do EB não está com ele, de divisão para baixo está. Assessore e dê-lhe coragem. Pelo amor de Deus — escreveu o militar.

—Muita coisa acontecendo. Passo a passo — respondeu Mauro Cid, ao que Lawand respondeu: — Excelente!

Mensagens do dia 21 de dezembro:

— Soube agora que não vai sair nada. Decepção, irmão. Entregamos o país aos bandidos — fala o subchefe do Estado Maior do Exército.

O tenente-coronel Mauro Cid responde:

— Infelizmente

Outas mensagens:

— Convença o 01 a salvar esse país! — enviou Lawand

Cid responde:

— Estamos na luta!