Um país chamado “classe média”!


A classe média no Brasil, HOJE, equivale a
- 1 Alemanha
- 1 ½ Itália
- 2 Austrália
- 4 Colômbia
Em movimentará uma massa de renda de 665 bilhões renda superior ao PIB inteiro da:
- Suiça
- Chile
- Noruega
- Portugal
Se fosse um pais estaria no G20 de consumo mundial.
Essa classe média é a protagonista do pais. Mas vem quem é essa classe média
Em pesquisa realizada  pelo instituto DATA POPULAR, é possível entender o que foi a mudança realizada por 10 anos de governo do PT. Com LULA e agora com DILMA, a mudança é visível.
A pesquisa foi divulgada pelo “colonista” do O Globo – o Novo O Corvo – Ricardo Noblat, apenas citando uma pergunta em que as pessoas dizem que preferem uma ditadura competente a uma democracia incompetente.
Os números (veja mais abaixo) mostram um equilíbrio nessa resposta. Mas eu entendo que a pergunta traz uma “contaminação”, apesar de excelente. Ao perguntar por uma ditadura competente e uma democracia competente, essa classe média ATUAL nem sabe o que é uma ditadura. Não passou por isso.
 A meu ver, o que levou uma escolhida foram as palavras COMPETENTE e INCOMPETENTE.
A pesquisa é interessante.
Abaixo alguns pontos que achei relevantes.
5 tendencias para 2022

1 - Empoderamento tecnológico
Os jovens de hoje relacionam-se muito mais intensamente com a internet e tecnologia do que a geração anterior, que ainda resiste em utilizar a tecnologia como aliada em suas atividades cotidianas.
A TECNOLOGIA INTERMEDIARÁ A RELAÇÃO COM O CONSUMO, OS SERVIÇOS E O ESTADO
Por essa razão, entre os protagonistas de 2022, a internet e o celular tendem a ser cada vez mais utilizados para a realização de compras, denúncia das relações de consumo e dos serviços do Estado

2 - Amadurecimento da educação Financeira
O jovem de hoje consome mais do que a geração anterior e está mais exposto às facilidades do crédito e demais serviços bancários. Por outro lado, é constantemente alertado pela família, que em geral vem de uma trajetória de privações financeiras e aprendizados em relação ao uso do crédito, sobre a necessidade de poupar e precaver-se contra imprevistos futuros.
O PASSADO FAMILIAR INFLUENCIARÁ SUA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Em razão disso, tendem a ser consumidores mais atentos à necessidade de poupar e de planejar sua vida financeira para o futuro..

3 - Valor do Mérito
Os jovens do Brasil de hoje são mais escolarizados que seus pais e, por essa razão, têm conseguido acessar melhores empregos, obter renda mais elevada e com isso conquistar um padrão de consumo que seus pais não tiveram.
SERÁ UMA GERAÇÃO QUE VALORIZARÁ AINDA MAIS A CONQUISTA PELO ESFORÇO PRÓPRIO, A MERITOCRACIA E O EMPREENDEDORISMO
Por isso, os protagonistas de 2022 tendem a valorizar ainda mais do que a geração anterior o esforço pessoal como forma de melhorar de vida. Não esperam que o poder público faça por eles, mas sim que dê os subsídios necessários para que eles próprios façam.

4 - Flexibilidade nos formatos de famíla
A nova geração cresceu vendo o ingresso das mulheres no mercado de trabalho. Como consequência, as relações domésticas passaram a ser tensionadas em decorrência de uma maior demanda por igualdade na divisão das tarefas domésticas.
RELAÇÕES CONJUGAIS TENDEM A SE FLEXIBILIZAR E O HOMEM PRECISARÁ SE REINVENTAR
Por essa razão, os protagonistas de 2022 tendem a consolidar mudanças no papel do casal dentro do lar. Cada vez mais será esperado que o homem seja mais participativo nas tarefas domésticas e presente nas relações familiares do que no passado.

5 - Relação com o Estado
O acesso da classe média a bens e serviços privados tem crescido nos últimos anos, o que faz com que aumente também a demanda pela manutenção da qualidade desses serviços.
O ESTADO SERÁ CADA VEZ MAIS DEMANDADO COMO REGULADOR DO SETOR PRIVADO. O NOVO CIDADÃO CONSUMIDOR EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS E COM MENOS IMPOSTOS
Em razão disso, o Estado tende a ser mais cobrado como regulador desses serviços e fiscalizador de sua qualidade.
Acompanhem dados relevantes dessa excelente pesquisa