A classe média no Brasil, HOJE, equivale
a
- 1 Alemanha
- 1 ½ Itália
- 2 Austrália
- 4 Colômbia
Em movimentará uma massa de renda de 665
bilhões renda superior ao PIB inteiro da:
- Suiça
- Chile
- Noruega
- Portugal
Se fosse um pais estaria no G20 de
consumo mundial.
Essa classe média é a protagonista do
pais. Mas vem quem é essa classe média
Em pesquisa realizada pelo instituto DATA POPULAR, é possível
entender o que foi a mudança realizada por 10 anos de governo do PT. Com LULA e
agora com DILMA, a mudança é visível.
A pesquisa foi divulgada pelo
“colonista” do O Globo – o Novo O Corvo – Ricardo Noblat, apenas citando uma
pergunta em que as pessoas dizem que preferem uma ditadura competente a uma
democracia incompetente.
Os números (veja mais abaixo) mostram um
equilíbrio nessa resposta. Mas eu entendo que a pergunta traz uma
“contaminação”, apesar de excelente. Ao perguntar por uma ditadura competente
e uma democracia competente, essa classe média ATUAL nem sabe o que é uma
ditadura. Não passou por isso.
A meu ver, o que levou uma escolhida foram as palavras COMPETENTE e INCOMPETENTE.
A meu ver, o que levou uma escolhida foram as palavras COMPETENTE e INCOMPETENTE.
A pesquisa é interessante.
Abaixo alguns pontos que achei
relevantes.
5 tendencias para 2022
1 - Empoderamento
tecnológico
Os jovens de hoje relacionam-se muito
mais intensamente com a internet e tecnologia do que a geração
anterior, que ainda resiste em utilizar a tecnologia como aliada em suas atividades
cotidianas.
A TECNOLOGIA INTERMEDIARÁ A
RELAÇÃO COM O CONSUMO, OS SERVIÇOS E O ESTADO
Por essa razão, entre os protagonistas
de 2022, a internet e o celular tendem a ser cada vez mais utilizados para
a realização de compras, denúncia das relações de consumo e dos
serviços do Estado
2 - Amadurecimento da educação Financeira
O jovem de hoje consome mais do que a
geração anterior e está mais exposto às facilidades do crédito e
demais serviços bancários. Por outro lado, é constantemente alertado pela
família, que em geral vem de uma trajetória de privações financeiras e
aprendizados em relação ao uso do crédito, sobre a necessidade de poupar
e precaver-se contra imprevistos futuros.
O PASSADO FAMILIAR INFLUENCIARÁ
SUA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Em razão disso, tendem a ser
consumidores mais atentos à necessidade de poupar e de planejar sua
vida financeira para o futuro..
3 - Valor do Mérito
Os jovens do Brasil de hoje são mais
escolarizados que seus pais e, por essa razão, têm conseguido acessar melhores
empregos, obter renda mais elevada e com isso conquistar um padrão
de consumo que seus pais não tiveram.
SERÁ UMA GERAÇÃO QUE VALORIZARÁ
AINDA MAIS A CONQUISTA PELO ESFORÇO PRÓPRIO, A MERITOCRACIA E O
EMPREENDEDORISMO
Por isso, os protagonistas de 2022
tendem a valorizar ainda mais do que a geração anterior o
esforço pessoal como forma de melhorar de vida. Não esperam que o
poder público faça por eles, mas sim que dê os subsídios necessários
para que eles próprios façam.
4 - Flexibilidade nos formatos de famíla
A nova geração cresceu vendo o ingresso
das mulheres no mercado de trabalho. Como consequência, as relações
domésticas passaram a ser tensionadas em decorrência de uma maior
demanda por igualdade na divisão das tarefas domésticas.
RELAÇÕES CONJUGAIS TENDEM A SE FLEXIBILIZAR
E O HOMEM PRECISARÁ SE REINVENTAR
Por essa razão, os protagonistas de 2022
tendem a consolidar mudanças no papel do casal dentro do lar.
Cada vez mais será esperado que o homem seja mais participativo nas tarefas domésticas
e presente nas relações familiares do que no passado.
5 - Relação com o Estado
O acesso da classe média a bens
e serviços privados tem crescido nos últimos anos, o que faz com que
aumente também a demanda pela manutenção da qualidade desses serviços.
O ESTADO SERÁ CADA VEZ MAIS
DEMANDADO COMO REGULADOR DO SETOR PRIVADO. O NOVO CIDADÃO CONSUMIDOR EXIGIRÁ
CADA VEZ MAIS E COM MENOS IMPOSTOS
Em razão disso, o Estado tende a
ser mais cobrado como regulador desses serviços e fiscalizador de sua
qualidade.
Acompanhem dados relevantes dessa
excelente pesquisa