Está chegando a hora de separar o joio do trigo.

“ O Reino dos Céus, disse o Cristo, é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto os servos dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos ao dono do campo, disseram-lhe: - Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde, pois, vem o joio? E ele lhes disse: - Homem inimigo é que fez isso. Os servos continuaram: - Queres, então, que o arranquemos? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: -Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar; mas o trigo recolham no meu celeiro" (Mateus, 13:24-30).


Desde 2002, na eleição de LULA que vem se formando um governo de coalizão. O PT sozinho, infelizmente, não conseguiria apoio necessário. Ganharia algumas cidades, estados, mas a Presidência demoraria muito.
Foi preciso "misturar" as sementes plantadas, criar uma nova forma de governar, para depois "separar o joio do trigo" que, são bem parecidos, mas não são IGUAIS.

Com a campanha clara da mídia contra LULA e o engajamento sincero na oposição, essa mistura vem perdurando. Ainda não foi possível "ajuntar primeiro o joio em feixes e queimá-lo, para só então colher o trigo".

Um dos motivos principais da continuação da coalizão (com a inclusão do PMDB) foi ao longo de três eleições,  não haver vitória no 1º turno. 

A ida para o 2º turno, com a colaboração da midia, que, sabendo que perderia a eleição, investe com essa chance, já que no 2º turno acaba se fazendo alianças maiores e cedendo mais espaços para "sementes de joio".
Entendo que em 2014 estará na hora desse separação.

Os recentes episódios das votações de Medidas Provisórias, mostra claramente que precisamos extirpar do congresso esse "joieiros" que somente se aproveitaram da terra fértil construída pelo PT e aliados históricos (PSB, PCdoB) para crescerem e se aproveitarem.

Isso fica claro nas noticias das barganhas que esses "joieiros" propõem para votarem, mesmo sendo beneficiados por estarem na "base aliada".

Será fundamental para DILMA ganhar no 1º turno, as próximas eleições, com, acima de qualquer coisa, maioria da "base aliada". PT, PSB, PCdoB e PMDB precisam mais do que nunca fazer a maoria dos deputados e senadores.

As duas casas precisam ter a maioria. 

Dilma precisa ganhar no 1º turno, desbancando a midia e as oposições de uma vez.

O PT precisa mostrar sua força. 

Fazer o maior número de parlamentares de toda a sua história.

Somente isso poderá acabar com esse joio misturado e só ai poderemos separá-los e tornar a nossa sociedade melhor ainda.

Paulo Morani