A hora de mudar é agora!


Depois dessas duas derrotas e de ver como os holandeses sorriam e vibraram com o 3º lugar é preciso mudar algumas coisas simples no Brasil, em relação ao futebol. Ficar só na crítica pela crítica não resolve. 
Nem mudar o técnico da seleção.

1) Temos que criar as Ligas de Futebol - em cada estado deverá ser criada a Liga de Futebol Profissional. Com os clubes e os jogadores (com ex jogadores participado) a comandar. 
Dar as federações, apenas, o controle sobre seleções. 
Assim como à CBF.

2) Todo esse comando será realizado por jogadores. Eles deverão escolher ex jogadores para dirigir as Ligas que não terão mandatos eternos. Uma reeleição é o bastante. (dois mandatos)

3) Todos os contrato de TV e de publicidade serão coordenados por essa Ligas. Aqui no Rio por exemplo, um campeonato com 16 clubes é totalmente inviável. 
A Liga de Futebol do Rio de Janeiro poderá ter 3 divisões tranquilamente, com 10 clubes cada. Ai teremos turno e returno e os dois últimos de cada divisão serão rebaixados, com os dois primeiros ascendendo.

4) A liga Nacional de Futebol cuidará do Campeonato Brasileiro. Também com jogadores e ex jogadores comandando e com reeleição de 2 mandatos apenas

5) Deverá haver uma reformulação total na Lei Pelé. Não é mais possível ver empresários enriquecendo e os clubes falidos. 
Não é o retorno a Lei do Passe, mas será preciso proteger os clubes.
Assim como os contrato de TVs precisa ser revisto, para atender a TODOS os clubes.
Aqui também é possível as quatro divisões com 20 clubes cada e jogos o ano inteiro.

6) Responsabilidade dos dirigentes - aquele que malversar o dinheiro dos clubes, tem que ser responsabilizado. 
Clube que não pagar os salários em dia  e/ou os impostos perde o direito de disputar as competições, ou serão rebaixados.

7) Democratização total do clubes - queiram ou não, são clubes de FUTEBOL. Todos os sócio devem votar. Aqui me parece que o exemplo do Bahia Futebol Clube deve ser o modelo.

Temos que aproveitar o momento para desencadear essas mudanças.

A CBF ficaria encarregada, junto coma s Federações, das Seleções. Essas não poderiam atrapalhar os clubes e deverá haver total sincronia entre elas.

Ao estado cabe abrir espaço para que o Legislativo mexa e produza leis que legitimem toda essa mudança. Criar um órgão de acompanhamento sim. Agora mesmo na Copa foi o estado que bancou os estádios e infraestrutura. E quem vai se beneficiar são os clubes.

Está aberto o debate.

Paulo Morani