Terceiro poço confirma potencial de petróleo leve na área de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos





Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2015 – A Petrobras comunica que a perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S-8), localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, confirmou a descoberta de petróleo leve nos reservatórios do pré-sal.

O poço 3-SPS-104DA (nomenclatura Petrobras), informalmente conhecido como Carcará Noroeste, está situado na área do Plano de Avaliação da Descoberta do poço descobridor 4-SPS-86B (Carcará). O novo poço está localizado a 5,5 km a noroeste do poço descobridor, em profundidade de água de 2.024 metros e a cerca de 226 km do litoral do estado de São Paulo.

Esse poço comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade (31º API), em reservatórios carbonáticos com excelentes características, situados logo abaixo da camada de sal, a partir de 5.870 metros de profundidade. O poço constatou uma expressiva coluna de 318 metros de óleo, não tendo atingido o contato óleo/água dessa acumulação.

Dados de pressão comprovam tratar-se da mesma acumulação dos outros dois poços anteriormente perfurados na área, confirmando a extensão para oeste da descoberta do poço 4-SPS-86B.

Prosseguindo com as operações previstas no Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), nos próximos dias será iniciada a avaliação da produtividade dos reservatórios do pré-sal por meio de testes de formação no poço 3-SPS-105, cuja perfuração foi recentemente concluída. 

O Plano de Avaliação da descoberta de Carcará aprovado pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem término previsto para março de 2018.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).