O PORRETE REPUBLICANO LULA, O GRANDE CULPADO.

De uma coisa não se tem dúvidas: Lula é culpado.
A Lula o que é de Lula. O maior programa de distribuição de renda do século é culpa do Lula. As Organizações Globo estarem cada dia mais fortes e disseminarem mentiras como bem entendem para golpearem a democracia também.


O Brasil ter descoberto e viabilizado a maior reserva de petróleo do mundo neste século é culpa o Lula, assim como a mais abjeta e covarde Suprema Corte de que se tem notícia no país, que permite e colabora para que um juiz de primeira instância entregue essa enorme jazida aos estrangeiros, é culpa dele também. 

O Brasil sair do mapa da fome é culpa do cara; e também é culpa dele entregar o poder do porrete nas mãos de golpistas que detestam o povo. Em suma, se Lula for preso, admoestado e inviabilizado, todos sofreremos, mas gostem ou não, a culpa terá sido, não exclusiva, mas principalmente dele. 

São dois os erros decisivos e fatais de Lula que nos trouxeram a esse abismo em que nos encontramos hoje: a negligência com as comunicações e pouco caso com o judiciário, sendo certo que a entrega dos destinos do Brasil à máfia judicial é, de longe, a mais estúpida mancada que se pode verificar em todo esse imbróglio. É tão inacreditavelmente ingênuo, que chega a ser paralisante.


O PORRETE - Pra começo de conversa, é de conhecimento geral que nesse mundo de meu Deus quem manda é a força bruta. A porrada. A violência. O detentor do porrete. E isso vale pra qualquer regime em qualquer situação e em qualquer lugar do mundo.

Numa ditadura militar ou numa democracia todos obedecem ao porrete. Numa democracia, se você não obedecer a uma simples ordem de despejo, o juiz manda uma guarnição de samangos pra te tirar do local na base do porrete. É o porrete quem fala mais alto. 


A diferença é saber nas mãos de quem ele está. Ninguém duvida que na ditadura que se seguiu ao golpe de estado de 1964, quem mandava era quem tinha o canhão o tanque e o fuzil. Em suma, o porrete: se não obedecesse ia preso, era torturado e, não raro, assassinado pelos detentores do porrete. 

Exaurida e finda a época de chumbo, o porrete muda de mãos, mas não significa que, pelo simples fato de ter saído das mãos de um carrasco, o porrete tenha caído automaticamente nas mãos dos justos. Agora, o poder de mandar prender e torturar sem oposição é uma casta chamada "judiciário". 

Não, ainda não é democracia. Democracia é onde tem povo, e o judiciário é um poder que se orgulha de não se misturar com ele. Se vangloriam de ser, nas palavras deles, "contramajoritários" (apud Gilmar Mendes). Mas isso é assunto pra outro post.

Atualmente, a única forma do povo ter alguma interferência no judiciário, ainda que remota, é através do voto no(a) presidente(a) da república. Isso permite que as vagas de ministros da Suprema Corte sejam preenchidas por ele(a) com pessoas afinadas com o projeto de governo escolhido pelo povo. 


O mesmo para o procurador geral da república. Tem que ser pessoa de confiança e empenhada no projeto vencedor das urnas, para que o executivo federal toque o projeto vencedor de forma harmônica com os demais poderes. E aí entra a mais rematada estupidez que já vi acontecer em um governo. 

Lula vence as eleições e resolve entregar o manuseio do porrete aos adversários de seu projeto de governo. Que tal? E batizar essa estultice de "republicanismo". Dizem que foi Marcio Thomas Bastos quem o induziu a esse engodo. Eu acredito. O que não acredito é Lula ter chamado o advogado dos ricaços, amigão do peito dos juízes reaças, para ser seu conselheiro nessa área. Isso sim, é incrível.

Dilma seguiu a mesma trilha suicida e... voilà! Aqui estamos nós: golpeados, saqueados, atraiçoados e sem ninguém pra recorrer nem a quem denunciar. Denunciar a quem? À Globo e coirmãs, enriquecidas e fornidas com apetitosas verbas federais para proporcionar a propaganda do golpe?


Recorrer a quem? À Suprema Corte, composta com o que há de mais covarde e reacionário no cenário jurídico do país, graças aos presidentes petistas? Ou esperar que o PGR faça alguma denúncia? Como? Lula e Dilma entregaram também esse porrete aos inimigos! 


Uma democracia só existe de verdade se o porrete estiver sob o domínio da população. Aquele que manda prender e soltar, ou seja, os que têm mando sobre a vida e liberdade do povo, estejam sob vigilância e controle do povo. Fora isso não é democracia, é somente uma farsa, como essa que vivemos hoje.


Estamos num mato sem cachorro e quem nos colocou nessa situação, lamentavelmente, foram Lula e Dilma.


A ESPERANÇA - Não estou aqui para apontar um dedo, mas para apontar um erro, e na mais cega esperança de que isso não se repita nunca mais!
Existe uma possibilidade remotíssima de termos eleições em 2018. 


O Golpe está andando e vem aí a derrubada de Temer em 2017 para se encaixar uma eleição indireta pelo congresso. Daí pra uma canetada e um parlamentarismo goela abaixo, é um pulo. 

Mais remota ainda é a possibilidade de Lula concorrer a um eventual pleito em 2018. Mas se isso ocorrer e Lula voltar à cadeira da presidência desse pais (e é essa a minha pálida esperança), que não cometa NUNCA MAIS a insanidade de abrir mão de governar em nome da babaquice suprema apelidada de "republicanismo". 

Que entenda, de uma vez por todas, que é imperioso escolher um ministro do STF conforme suas convicções ideológicas, sua visão de mundo e seu comprometimento com o povo, a democracia e o projeto de nação acolhido pelo voto. Pouco importa se é ou não um luminar em direito, afinal é pra isso que existem inúmeros auxiliares nos gabinetes dos ministros. 

Rosa Weber, por exemplo, se utilizou do auxiliar Sergio Moro, no seu voto no julgamento do mensalão, onde assinou em baixo da frase que dizia que condenava Zé Dirceu, apesar de não ter provas. Joaquim Barbosa era, patentemente, um fiasco como operador do direito, mas tinha auxiliares. Então, não será esse o impeditivo.

Que entenda que um procurador geral da república não deve ser escolhido entre seus pares e sim pelo presidente da república. Isso não é uma sugestão, isso é um MANDAMENTO da constituição, no parágrafo 1o de seu art.128. MANDAMENTO esse ratificado pelo art. 25 da Lei Complementar 75 de 1993. 


Ao entregar a escolha que deveria ser sua a uma categoria sem qualquer representatividade popular e sabidamente reacionária, Lula e Dilma descumpriram o que foi acordado pela nação na constituinte de 1988: o Brasil combinou uma coisa e Lula e Dilma fizeram outra. Rasgaram a constituição em nome de uma idiotice a que deram o nome de "republicanismo", entregaram o porrete aos inimigos do povo e, com isso, nos enfiaram nesse buraco em que todos estamos hoje, inclusive eles.

Como se vê, estamos quase sem armas. Denúncias, só na imprensa estrangeira (olha aí a negligência com a comunicação) e os únicos tribunais que nos restam são os internacionais (ONU e OEA) que, na prática, podem muito pouco (eis o pouco caso com o Judiciário).


E, claro, o povo nas ruas. Essa, talvez, a nossa maior e mais eficiente arma. Não fosse a negligência com as comunicações, muito mais brasileiros já as estariam ocupando. Mas o republicanismo...