Uma resposta ao Estadinho!


Prezados colegas,
Enviei o texto abaixo para o Estadão, em resposta ao editorial que foi publicado na última terça-feira. Peço que cada um de vocês, caso se sintam dispostos a somar vozes, copiem e colem esse mesmo texto e o envie para os endereços de e-mails sugeridos ao final do texto.
Att,
Betania.

“Este grande jornal, numa atitude pequena, erra gravemente ao ofender uma classe de trabalhadores que tem muito orgulho de fazer parte da maior – sim – empresa brasileira, a Petrobras. Nós não somos “uma casta privilegiada bancada pelo contribuinte”. Nós somos empregados de uma empresa de economia mista, com ações nas bolsas de valores nacional e internacionais em novo ritmo crescente de valorização, que tem geração de receita maior que diversos PIBs de países vizinhos nossos, que tem uma equipe técnica única, aguerrida, que não poupa esforços para superar desafios.
Não foi o governo quem descobriu as enormes jazidas de petróleo nos últimos 15 anos. Fomos nós! Descobrimos, estamos produzindo e batendo recordes. Nosso salário equipara-se aos de profissionais em cargos semelhantes, trabalhando em empresas do mesmo ramo. Há planos da atual administração para saneamento dos desvios pontuais que ainda existem.
O editorial mistura alguns fatos com uma carga ofensiva, repleta de ilações e inverdades que ofendem pessoalmente cada e todo petroleiro. Não é a primeira vez que esta classe de trabalhadores honesta se vê alvo de matérias e divulgação de opiniões falaciosas.
Além de empregados, muitos são ainda acionistas desta empresa. Acreditamos tanto no nosso trabalho, que apostamos num futuro glorioso da Petrobras, e produzimos petróleo e gás com responsabilidade e dedicação. Nós produzimos resultados!
Os últimos anos trazem histórias tristes da Petrobras, fomos vítimas de uma minoria mal-intencionada, de dentro e fora da empresa, com poder suficiente para dilapidar nosso tesouro, nosso orgulho. Na mesma onda, nossos fundos de pensão foram contaminados e nossas aposentadorias estão em risco.
Nós, petroleiros, somos a Petrobras e honramos a nossa história. E, sinceramente, muito nos decepciona sermos tratados com tamanha descortesia por um jornal que deveria também honrar sua própria história.”
Betania Coutinho.
Representante dos Empregados no CA da Petrobras