Receita argentina faz perguntas sobre mídia



Fichas com questões sobre veículos e jornalistas preferidos estão sendo distribuídas pelo órgão a contribuintes. Segundo governo, intenção é melhorar divulgação de informes; veículos críticos veem possível intimidação
Copiado do Cliping da SECOM
Folha de S.Paulo                                   
A Administração Federal de Receitas Públicas da Argentina (Afip) -órgão equivalente à Receita Federal-está distribuindo um formulário aos contribuintes sobre seus hábitos de mídia.
A ficha inclui perguntas sobre quais os veículos mais acompanhados e os jornalistas de preferência.
De acordo com reportagem publicada pelo jornal "Clarín", o questionário de oito páginas vem sendo distribuído em agências da Afip de todo o país. O preenchimento é opcional.
O "Clarín", que se diz perseguido pela presidente Cristina Kirchner, afirma que o formulário é uma forma de patrulha ideológica contra leitores, que precisam se identificar.
Segundo o governo, a intenção é "determinar as vias mais adequadas de difusão" de seus comunicados e mensagens institucionais.
As 23 perguntas fazem referência a questões específicas sobre a preferência dos cidadãos argentinos em relação a jornais, rádios, canais de televisão e sites.
Nas questões 8 e 11, são pedidos os nomes dos jornalistas preferidos. Na sequência, o contribuinte deve justificar a escolha, optando entre alternativas como credibilidade, seriedade e trajetória.