Fichas com questões sobre
veículos e jornalistas preferidos estão sendo distribuídas pelo órgão a
contribuintes. Segundo governo, intenção é melhorar divulgação de informes; veículos
críticos veem possível intimidação
Copiado do Cliping da SECOM
Folha
de S.Paulo
A Administração Federal de
Receitas Públicas da Argentina (Afip) -órgão equivalente à Receita Federal-está
distribuindo um formulário aos contribuintes sobre seus hábitos de mídia.
A ficha inclui perguntas sobre
quais os veículos mais acompanhados e os jornalistas de preferência.
De acordo com reportagem
publicada pelo jornal "Clarín", o questionário de oito páginas vem
sendo distribuído em agências da Afip de todo o país. O preenchimento é opcional.
O "Clarín", que se diz
perseguido pela presidente Cristina Kirchner, afirma que o formulário é uma
forma de patrulha ideológica contra leitores, que precisam se identificar.
Segundo o governo, a intenção é
"determinar as vias mais adequadas de difusão" de seus comunicados e
mensagens institucionais.
As 23 perguntas fazem referência
a questões específicas sobre a preferência dos cidadãos argentinos em relação a
jornais, rádios, canais de televisão e sites.
Nas questões 8 e 11, são pedidos
os nomes dos jornalistas preferidos. Na sequência, o contribuinte deve
justificar a escolha, optando entre alternativas como credibilidade, seriedade
e trajetória.