PETROBRÁS; à frente de seu tempo!

Voto online de acionistas: 

respostas ao Brasil Econômico

resposta-geral.jpg
































Leia as respostas enviadas ao Brasil Econômico a respeito da simplificação do voto a distância em 
assembleias de acionistas:
Pergunta: Petrobras já adotou o sistema de voto online para acionistas?
Resposta: Sim.

Pergunta: Desde quando?
Resposta: Desde 2011.

Pergunta: É usado em todas os tipos de assembleias?
Resposta: Usamos tanto na Assembleia Geral Ordinária quanto na Assembleia Geral Extraordinária.

Pergunta: Qual o número de acionistas que participam via online?
Resposta: Na última Assembléia Geral Ordinária, em 2 abril de 2014, foram 71 os votantes online, representando 23.909.080 milhões de ações ordinárias e 17.022.396 de ações preferenciais.

Pergunta: Esse número representa quantos porcento do total de acionistas que têm direito a voto?
Resposta: O número de acionistas com direito a voto, ou seja, com ações ordinárias, que usou o recurso do voto online na última AGO correspondeu a 0,32% do capital votante.

Pergunta: Qual a importância da participação do acionista via este meio?
Resposta: Este sistema propicia maior participação dos acionistas nas Assembleias, facilitando o exercício do direito de voto e permitindo que os acionistas efetivamente participem das decisões tomadas nas assembleias, o que eleva o padrão de governança corporativa da empresa.

Pergunta: A minuta da CVM colocada em audiência pública deve contribuir para ampliar o número de empresas que usam este sistema e o de participantes?
Resposta: Acreditamos ser esse o propósito da minuta, contribuindo para maior transparência e igualdade de tratamento entre os acionistas de empresas brasileiras e auxiliando na prática da boa governança corporativa. Para a Petrobras, que já utiliza o sistema de assembleias online desde 2011, não deverá haver impacto significativo.

Pergunta: O sr (a) acredita que num futuro próximo esse sistema pode substituir grande parte dos votos presenciais?
Resposta: Acreditamos que esse sistema representa um significativo avanço para uma participação mais ativa de acionistas em assembleias gerais de companhias brasileiras. Mas ainda há, por razões diversas, acionistas que preferem estar presentes durante a realização das assembleias.

Obs: A reportagem "Voto a distância mais fácil deve aumentar ativismo societário" (versão online) foi publicada nesta segunda-feira (10/11).